Sant’Ana – Residência Sénior
Identificadas necessidades a nível do apoio social, foi criado o projeto da Sant’Ana – Residência Sénior que se caracteriza por ser uma unidade de acolhimento para idosos implantada no centro da cidade de Oliveira do Hospital numa parcela de terreno com uma envolvente natural e urbana de assinalável qualidade e envolvência, não só por ser uma zona da cidade normalmente tranquila como também pela envolvente natural existente.
O edifício que comporta todo o programa tem cerca de 3.200,00 m2 de área de construção e resolve verticalmente todas as necessidades da orgânica funcional intrínseca a uma obra desta dimensão.
ESPAÇOS
O alojamento dos utentes é distribuído em 3 pisos de quartos onde todos têm acesso a uma instalação sanitária própria e a uma varanda privada ou comum. Na vertente sul do edifício é possível desfrutar da vista privilegiada sobre as serras envolventes à nossa região, a Estrela, o Açor, o Buçaco e o Caramulo.
O programa comporta quartos de casal, quartos duplos, quartos individuais e ainda dois apartamentos autónomos que permitem uma vida integrada e apoiada nos serviços do lar mas com uma autonomia completa.
LOCALIZAÇÃO
O facto de o edifício estar localizado no centro da cidade permite que os seus utentes que tenham essa mobilidade possam ter uma vida social ativa, de uma forma muito semelhante à que teriam se estivessem ainda na sua casa, podendo usufruir da vida urbana sem qualquer dificuldade. Além de uma ampla e bem dimensionada área comum que se divide em várias atividades possíveis no mesmo espaço, existe uma sala de refeições diretamente relacionada com a cozinha com uma perspetiva franca sobre a paisagem a poente.
SERVIÇOS
As valências desta residência Sénior não se ficam pelo que é normalmente comum em programas semelhantes, oferece aos seus utentes os devidos cuidados com um gabinete médico e um outro de enfermagem de carácter permanente. Para recuperação e manutenção o lar está equipado com um ginásio e um “jacuzzi”. Um espaço de cabeleireira permite que os utentes possam usá-lo sem terem de se deslocar para fora do edifício. Existem também uma biblioteca, uma capela e um agradável espaço exterior com tratamento natural que ampliam as hipóteses de variadas atividades durante a normalidade diária.
REGULAMENTO INTERNO
Reconhecemos que é fundamental compreender os protocolos e diretrizes que guiam a nossa instituição, uma vez que contribui para o bem-estar e a tranquilidade de todos. Por isso disponibilizamos o nosso Regulamento Interno que contém informações importantes sobre a nossa abordagem de cuidados, políticas de segurança, atividades recreativas e muito mais.