Celebração Eucarística

Hoje a Sant’Ana – Residência Sénior voltou a receber a visita do Senhor Padre António, a fim de celebrar a santa missa. Estas celebrações são fundamentais para que todos os nossos seniores tenham a possibilidade de assistir e participar na Eucaristia, uma vez que nem todos estão capazes de se deslocarem, pelo próprio pé, até à Igreja Matriz.

Encontramos-nos no tempo da Quaresma. A Quaresma é o período de preparação para a Páscoa do Senhor, cuja duração é de 40 dias. Este período iniciou-se na Quarta-Feira de Cinzas e estende-se até ao Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa. O período é, assim, marcado pela penitência, pela realização constante de jejuns e pela conversão.

Estamos, portanto, a aproximar-nos da semana Santa. A semana Santa começa no domingo de Ramos, dia 25 de março. O Tempo Pascal vai da Missa da Vigília Pascal até o Sábado das Quatro TÊMPORAS de Pentecostes. Divide-se em três partes: Tempo Pascal propriamente dito, Tempo depois da Ascensão e Tempo de Pentecostes.

Nesta celebração pedimos ainda ao Senhor, pela intercessão de São José, pai adotivo de seu filho Jesus, que estenda as Suas Mãos Divinas sobre todos os pais, abençoando-os.

São José, rogai por nós.

Celebração Eucarística

No dia 7 de fevereiro, o salão da Sant’Ana – Residência Sénior voltou a transformar-se em capela improvisada para acolher a palavra de Deus. Mais uma vez, a Santa Missa foi celebrada pelo Senhor Padre António.

É importante salientar que estas celebrações na Residência são fundamentais para que todos os nossos seniores tenham a possibilidade de assistir e participar na Eucaristia, uma vez que nem todos estão capazes de se deslocarem, pelo próprio pé, até à Igreja Matriz. Para além destes aspetos, as atividades religiosas merecem algum destaque, visto que se assume como uma prioridade por grande parte dos nossos clientes.

Mais uma vez, os nossos seniores estão de parabéns pelo trabalho, empenho e dedicação!

 

Celebração Eucarística

Hoje, dia 15 de novembro, o salão da Sant’Ana – Residência Sénior voltou a transformar-se em capela improvisada para acolher a palavra de Deus. Mais uma vez, a Santa Missa foi celebrada pelo Senhor Padre António.

Torna-se importante a celebração das missas na Residência para que todos os nossos seniores tenham a possibilidade de assistir e participar na Eucaristia, uma vez que nem todos estão capazes de se deslocarem, pelo próprio pé, até à Igreja Matriz. Para além destes aspetos, as atividades religiosas merecem algum destaque, visto que se assume como uma prioridade por grande parte dos nossos clientes.

Esta celebração necessitou de alguma preparação, nomeadamente no ensaio dos cânticos (os nossos seniores assumiram o compromisso de serem eles a cantar durante as missas) e também porque, nesta missa tivemos uma novidade: Durante o cântico do ofertório, os nossos seniores realizaram uma Procissão de apresentação dos Dons.

E porque estamos no mês de novembro, e neste mês comemora-se o Dia de São Martinho, as oferendas foram as seguintes: Capa de São Martinho, Castanhas num cesto, Vinho num cesto e a Patena com hóstia e Cálice com vinho.

Mais uma vez, os nossos seniores estão de parabéns pelo trabalho, empenho e dedicação. Foi uma missa esplêndida.

A próxima Celebração Eucarística, que será a missa de Natal, está marcada para o dia 21 de dezembro, pelas 10h30m.

 

 

 

 

 

Celebração Eucarística

No passado dia 18 do presente mês, o Senhor Padre António deslocou-se à nossa Residência a fim de celebrar a Eucaristia.

A homilia foi centrada no acontecimento trágico do dia 15 de outubro, tendo rezado por todas as vitimas.

Apesar da tristeza, os nossos seniores estão de parabéns pelo esforço e dedicação que tiveram ao longo da celebração.

 

 

Voltar a Fátima: um dos desejos dos nossos clientes!

Quando recebemos os nossos clientes, é-lhes perguntado os seus maiores desejos e sonhos. Grande maioria revela: “Voltar a Fátima”.

Ontem, dia 4 de outubro, concretizámos esta tão desejada ida a Fátima.

Passamos a contar:

As funcionárias chegaram bem cedo para acordar, levantar e preparar os idosos. Mas qual acordar? Eles já estavam acordados e a maioria prontos! Tomaram o pequeno-almoço e às 6h30m estavam todos preparados para sair.

Entramos no autocarro, colocámos música e mesmo cheio de sonos lá fomos todos alegres a cantar! Mas que belo amanhecer…

Parámos a caminho, para que os nossos idosos pudessem esticar as pernas (e não só!) e lá voltámos à estrada, rezando o terço.

Chegámos a Fátima! Os nossos idosos mostravam-se felizes e bastante emocionados.

Assistimos à missa na Basílica, cumprimos promessas, acendemos velas e ainda deu para assistir à parte final do terço que estava a a ser rezado na Capelinha das Aparições.

Com tanta atividade e emoções, sentimos um buraquinho no estômago! Eram horas de ir almoçar…

O almoço foi acompanhado do canto alentejado, uma vez que se encontrava um grupo do Alentejo que se fartaram de cantar, e que bonitas eram as vozes!

Após o almoço e algum descanso seguimos até Aljustrel, para visitar a Casa dos Pastorinhos. Esta visita foi importante para complementar os conhecimentos que já tínhamos acerca dos 3 Pastorinhos. É um local belo mas simples, que transmite paz, tranquilidade e amor ao próximo.

Visitar estes lugares é sentirmos-nos mais perto de todos os acontecimentos que ocorreram nestes locais. Tudo isto inspira uma profunda presença de Deus.

A próxima paragem foi num parque em Pombal, que todos os idosos adoraram.

Chegámos cansados mas de coração cheio!

 

Celebração Eucarística

A Celebração Eucarística na Sant’Ana – Residência Sénior não é uma novidade. Os nossos seniores já estão habituados a receber mensalmente o Senhor Padre António, e a serem os próprios a cantarem durante a celebração.

No entanto, temos uma novidade! A primeira leitura foi lida pela cliente Srª Palmira e o salmo pela cliente Srª Fernanda. Que bem que elas estiveram!

Mais uma vez, os nossos seniores estão de Parabéns!

 

Celebração Eucarística

Hoje, a Igreja celebra o avós de Jesus: São Joaquim e Sant’Ana, pais de Maria Santíssima.

Neste dia, tivemos o privilégio de receber o Senhor Padre António que celebrou a Santa Missa, na qual recordámos e homenageámos os avós de Jesus e todos os avós da Sant’Ana – Residência Sénior.

E mais uma vez, o grupo coral foi constituído pelos seniores desta Residência. Eles cantam e encantam…

A São Joaquim e Sant’ Ana pedimos: Rogai por todos os avós!

Celebração da Eucaristia

A sala comum da nossa Residência transformou-se em capela improvisada para acolher a Palavra de Deus. A santa Missa foi celebrada pelo Sr.º Padre António, sendo que grupo coral foi constituído pelos seniores da nossa Residência.

Nos ensaios, os nossos seniores mostraram-se entusiasmados com o facto de serem eles a cantar durante a Celebração da Eucarística. E correu muito bem! Foi uma missa muito bonita.